Jogos Eletrônicos na Educação: Um estudo da proposta dos jogos estratégicos
Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado)
Resumo: Esta monografia estuda a problemática do uso de jogos eletrônicos de estratégia no processo ensino-aprendizagem. Inicialmente faz-se uma contextualização da Educação e do jogo na sociedade. A seguir é apresentado o conjunto principal de recursos tecnológicos e respectivos fundamentos teóricos da Ciência da Computação utilizados na implementação de jogos eletrônicos. É dada uma atenção especial à questão de usabilidade e acessibilidade das interfaces de jogos eletrônicos, baseando-se nos conceitos e princípios da Ergonomia e da Interação Humano-Computador. Adiante se discute o uso dos jogos eletrônicos estratégicos na Educação e apresenta-se a fundamentação teórica no campo pedagógico que justifica a sua utilização, apresentando exemplos que corroboram a tese desta proposta. Finalmente são feitas as conclusões e comenta-se sobre futuras extensões vislumbradas na elaboração deste construto teórico.
Palavras-chave: jogos, jogos na educação, interface humano-computador, construtivismo.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima; VALE, Frederico S. Jogos Eletrônicos na Educação: Um estudo da proposta dos jogos estratégicos, 111 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.