Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

Atualizado em: 12/11/2017

Esta página ainda está em construção. Por ora, você pode consultar os seguintes materiais publicados por mim que tratam da metodologia ABP.

 

Textos (dissertação, artigos e resumos)

Dmitry – Uma arquitetura para gestão de projetos ágil no Moodle
Mestrado em Computação (Engenharia de Software)
Resumo: Nas últimas décadas, barreiras geográficas deixaram de existir, a comunicação tornou-se mais
veloz e acessível e ferramentas tecnológicas ampliaram o poder de processamento humano das informações, levando a profundas transformações econômicas, sociais e culturais. Assim, Tecnologias da Informação e Comunicação receberam papel fundamental em uma sociedade que se comunica, negocia e aprende “em rede”, entretanto abordagens educacionais adotadas nas instituições de ensino ainda se encontram defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são pesquisadas e experimentadas, apontando a gestão de projetos educativos por meio do ciberespaço como uma possível abordagem educacional capaz de promover a construção do conhecimento pelos próprios aprendizes de forma colaborativa e superando restrições geográficas. Esta dissertação analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos e apresenta uma arquitetura de software para a gestão de projetos educativos como um ambiente que permita a aprendizagem de forma mais autônoma e colaborativa.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, ambientes virtuais de aprendizagem, gestão de projetos, moodle.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima. Dmitry – uma arquitetura para gestão ágil de projetos no Moodle, 137 f. Dissertação (Mestrado em Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

 

Dmitry: uma proposta de arquitetura de software para gestão de projetos educacionais
Resumo: O modelo educacional adotado no Brasil requer mudanças a fim de adequar-se à economia do conhecimento, que apresenta novos desafios aos jovens em busca de sua inserção social. Assim, ferramentas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) despontam como capazes de oferecer suporte mais adequado à construção do conhecimento. O trabalho desenvolvido investigou tais ferramentas e propôs uma arquitetura de software adequada para a Gestão de Projetos educacionais que permitisse a aprendizagem de forma autônoma e colaborativa. Dessa forma, a partir da investigação das principais abordagens à Gestão de Projetos e seguindo-se o método UML Components para a especificação da arquitetura, alcançou-se uma proposta de software que permite a interação entre aprendizes e professores durante a execução de atividades práticas, oferecendo aos primeiros mecanismos para gestão e execução das tarefas, e aos últimos formas de acompanhamento e avaliação das atividades. Percebeu-se assim a necessidade de adequação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem a fim de cumprirem seu papel como locus para construção do conhecimento no ciberespaço por meio de práticas de aprendizagem autônomas, colaborativas e investigativas.
Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem baseada em projetos, gestão de projetos, moodle.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima; MATOS, E. S.; LUCAS, G. S.; MELO, T. J. S.; SCHNEIDER, Henrique Nou. Dmitry: uma proposta de arquitetura de software para gestão de projetos educacionais, In: X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, Rio Branco-AC, p. 3981-3987, 2015.

 

A (In)Adequação do Moodle como Plataforma à Aprendizagem Baseada em Projetos
Resumo: Diante das transformações econômicas e tecnológicas sofridas pela sociedade nas últimas décadas, a informação bem como as Tecnologias da Informação e Comunicação ganharam papel de destaque como ferramentas para a construção de uma “sociedade em rede”, entretanto o processo de ensino-aprendizagem ainda faz uso de práticas pedagógicas defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e novas ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm sendo investigadas e disseminadas. Este artigo analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos, com o foco na customização de um ambiente que propicie o aprendizado de forma mais autônoma e colaborativa.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem no ciberespaço.
Como referenciar este trabalho: SCHNEIDER, Henrique Nou; SANTOS, Christiano. A (In)Adequação do Moodle como Plataforma à Aprendizagem Baseada em Projetos, In: International Journal of Knowledge and Engineering Management, ISSN 2316-6517, Florianópolis, v.3, n.6, p. 89-117, jul/nov, 2014.

 

Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador
Trecho selecionado: Com a expansão e consolidação da Educação a Distância (EaD) como meio de facilitar o acesso à Educação, diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foram propostos e estudados, sendo o mais popular o Moodle, desenvolvido inicialmente por Martin Dougiamas em 2001.
As investigações sobre a relação entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Aprendizagem Baseada em Projetos são bastante recentes, mas apontam que este “casamento” possui todos os atributos para dar certo. Das pesquisas de Kurzel e Rath sobre o uso de ABP em ambientes online que empregam objetos de aprendizagem e das pesquisas de Brod e Rodrigues sobre o impacto da adoção integrada de ABP e AVA em uma sala de aula, ficam bem claros os possíveis benefícios do emprego conjugado dos mesmos.
Porém mesmo Ambientes Virtuais de Aprendizagem bastante populares como o Moodle, conhecido e empregado por algumas centenas de instituições educacionais no mundo, não apresentam uma integração transparente e facilitada dos recursos necessários para a criação, execução e gestão de projetos educativos. Pode-se explorar um espaço para a criação de documentos de forma colaborativa (wiki), uma forma de comunicação em tempo real (bate-papo) ou mesmo um espaço onde alunos e professores podem conversar e trocar experiências (fórum), mas cada uma dessas ferramentas atua de forma pouco integrada às demais.
Todavia pesquisa que desenvolvo no mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Nou Schneider vem oferecer uma arquitetura para customização de Ambientes Virtuais de forma a suprir tal necessidade.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano. Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador, In: Revista TI&N, Aracaju-SE, p. 6-7, mar./abr. 2014.g

 

Slides (palestras e painéis)

Relato de Experiência da Aprendizagem por meio da Construção de Tecnologia Educacional
Descrição: Esta apresentação relata a experiência provida pelo desenvolvimento de um software para aprendizagem de línguas do ponto de vista da aprendizagem colaborativa entre os discentes participantes, comparando a percepção do valor agregado destes com os benefícios provenientes da abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, gestão de projetos educacionais, aprendizagem colaborativa.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima. Relato de Experiência da Aprendizagem por meio da Construção de Tecnologia Educacional. In: I Encontro de Tecnologias na Educação do IFS, Aracaju-SE, 2017.

 

Gestão Ágil de Projetos Educacionais Usando Kanban/Trello
Descrição: Esta palestra explorou a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia ativa na aprendizagem e o potencial da ferramenta Kanban/Trello na Gestão de Projetos Educacionais. Por fim, apresentou-se a proposta de Dmitry como ferramenta computacional para suportar a ABP, cuja arquitetura foi especificada durante programa de Mestrado e está em sua segunda fase de desenvolvimento por meio de projeto de pesquisa em Iniciação Científica.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, gestão de projetos educacionais, kanban na educação.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima. Gestão Ágil de Projetos Educacionais Usando Kanban/Trello. In: VI Ciclo de Conferências TIC & Educação, São Cristovão-SE, 2016.

 

Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador
Descrição: Esta palestra explorou a relevância da Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia ativa na aprendizagem e apontou considerações sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como suporte para tal abordagem de ensino. Por fim, foi apresentada a proposta de Dmitry, extensão para o AVA Moodle capaz de suportar a ABP, cuja arquitetura foi especificada durante programa de Mestrado.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, educação no ciberespaço, desenvolvimento de software educativo.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima. Aprendizagem Baseada em Projetos Suportada por Computador. In: III Semana Acadêmica Interdisciplinar da Faculdade Ages, Paripiranga-BA, 2015.

 

Dmitry – Uma arquitetura para Gestão Ágil de Projetos no Moodle
Descrição: Neste painel apresentei os resultados de meu trabalho de Mestrado bem como a continuidade do mesmo por meio de projetos de Iniciação Científica. Assim, foram apresentadas a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Gestão de Projetos como referenciais teóricos. Por fim, apresentou-se a arquitetura de Dmitry e o estágio atual de implementação do mesmo.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, gestão de projetos educacionais, moodle.
Como referenciar este trabalho: SANTOS, Christiano Lima. Dmitry – Uma arquitetura para Gestão Ágil de Projetos no Moodle. In: VI Ciclo de Conferências TIC & Educação, São Cristovão-SE, 2016.