Segurança Infantil para o Trânsito
Introdução | Segurança | Dicas | Material de apoio | QuizAqui você irá encontrar conteúdo sobre segurança e várias dicas para garantir a viagem sua e de sua família.
Vamos lá, o que é trânsito ?
É o espaço onde acontece o movimento de pessoas, veículos e animais, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito.
Em Todo o lugar seja em casa na escola no trabalho bem como em ambientes públicos como praças, parques e praias têm regras para cumprir, como por exemplo, o horário do lanche da escola, o horário para dormir e assim por diante . Cada pessoa tem sua função. O papai e a mamãe geralmente trabalham fora, os irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e estudam, enfim, cada um tem seu papel. Essas regras têm que ser seguidas e repeitadas para que haja uma convivência tranqüila. Até mesmo na sala de aula, existem regras. Por exemplo: nenhum Amiguinho pode se locomover pulando em cima das cadeiras. Ou seja, para ir de um lugar para outro, os alunos não podem subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas.
No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes. É muito importante que todos conheçam quais são as formas corretas de se comportar no trânsito, respeitando as outras pessoas que também convivem no mesmo espaço. Assim, fica fácil evitar os acidentes, preservar nossa vida e a vida das outras pessoas.
Quem faz parte do trânsito ?
Pedestre: O pedestre é a pessoa que circula a pé. Todas as pessoas são pedestres no trânsito. Porém, nem todo pedestre é motorista por exemplo, o pedestre por não ter carro ou ainda não ter idade adequada para dirigir ainda não é motorista. Mas todas as pessoas são pedestres no trânsito. O pedestre tem direitos e deveres, assim como os demais agentes que participam do trânsito.
Ciclista: Ciclista é quem circula de bicicleta nas ruas e estradas. Ao andar de bicicleta, o ciclista precisa respeitar a sinalização e as leis também. Quem acha que pode andar de bicicleta na contra-mão, está enganado. O ciclista deve andar no sentido dos veículos e quando estiver em grupo, deve pedalar em fila única, ou seja, em fila e um atrás do outro.
Motoristas: Motorista é a pessoa que dirige um veículo, que pode ser um carro, um ônibus, um caminhão, etc. Para poder dirigir e se tornar motorista, as pessoas têm que ter idade mínima de 18 anos para poder aprender a dirigir em seguida tirar a sua carteira de habilitação. Para ter essa carteira, as pessoas fazem um curso e no final do curso, passam por um por uma provinha, para saber se aprenderam tudo direitinho. Os motoristas precisam saber e conhecer as regras e leis de trânsito para respeitá-las e evitar os acidentes. Muitos motoristas esquecem disso. Esquecem que temos que respeitar para sermos respeitados. É muito importante que além de respeitar as regras, as leis e os sinais, que os motoristas respeitem os pedestres, os ciclistas, motociclistas e os outros motoristas também. Assim, é possível que o trânsito seja um ambiente onde as pessoas podem conviver em plena harmonia.
Motociclistas: As pessoas que andam de moto pelas ruas, no trânsito, são chamadas de motociclistas. Para andar de moto também é necessário ter a carteira de motorista. Além disso, é preciso usar o capacete E, o mais importante, é preciso pilotar a moto com muita atenção e muito cuidado.
Segurança
É cada vez mais comum, ouvir as mais diversas notícias sobre a segurança no trânsito, sejam elas boas ou ruins, alguns assuntos tem sido bastante debatidos, como multas por excesso de velocidade, falar ao telefone enquanto dirige, ingerir bebidas alcoólicas antes de pegar no volante, enfim, são muitos os problemas existentes no trânsito, sejam eles causados pelos motoristas ou por qualquer outro motivo. Outra vertente não tão comentada, mas não menos importante, é a segurança infantil no transito, as crianças também fazem parte e tem que tomar todos os cuidados possíveis, por exemplo, é de suma importância que todas as crianças usem a cadeirinha, e que a mesma esteja devidamente certificada e seja apropriada para o tamanho e peso da criança. Segundo o código de trânsito brasileiro, o transporte de crianças em veículos sem a devida proteção acarreta em multa, além de ser uma infração gravíssima, e o veículo fica apreendido até que a irregularidade seja sanada. Confira abaixo as regras para cada idade:
- Crianças de até um ano de idade, devem ser transportadas no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas.
- Crianças entre 1 e 4 anos, devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
- Crianças entre 4 e 7 anos, deve ser usado um assento de elevação no banco de trás.
- Crianças entre 7 e 10 anos, devem usar apenas o cinto de segurança no banco de trás.
Ainda falando em segurança, estatísticas indicam que 90% das mortes infantis no trânsito, poderiam ter sido evitadas se todos os cuidados tivessem sido tomados, utilizando os itens de segurança apropriados. Para todas as crianças existe um tipo adequado de proteção, independente da idade, ou dos meses, desde a saída da maternidade os recém-nascidos devem ser acomodados em cadeirinhas específicas, desse modo você estará fornecendo segurança e conforto para o seu filho.
E as motocicletas, onde se encaixam nisso tudo, será que assim como nos carros, todas as crianças podem ser transportadas nesse tipo de veículo ¿ De acordo com a lei, crianças menores de 7 anos não podem andar de moto, mais que um meio de transporte, as motocicletas oferecem uma incrível sensação de liberdade, que são um atrativo para as crianças, entretanto é preciso atenção dobrada ao levar os pequenos nesse veículo, pois eles são mais frágeis e em caso de acidentes, mesmo em velocidade baixa, pode ser fatal. Especialistas indicam que as medidas de segurança ao transportar crianças devem ser tomadas em percursos de qualquer distância, as vezes pelo fato de ser um percurso pequeno o adulto acha que não deve tomar todas as medidas necessárias, e é justamente onde ocorrem os acidentes.
Dicas de Segurança
- Não compre cadeirinha que não seja certificada pelo Inmetro.
- Esteja atento para ver se seu filho está usando a cadeirinha adequada para idade e peso dele.
- Não ingerir bebidas alcoólicas ao dirigir.
- Não falar ao celular enquanto dirige.
- Use sempre o cinto de segurança, dê o exemplo.
- Não aceite provocações e desafios, priorize sua segurança e a de sua família.
- De acordo com a lei crianças menores de 7 anos, não podem andar de moto.
- Use sempre uma roupa que possa proteger sua pele, em caso de queda de moto.
- Oriente a criança a segura no corpo do piloto e não nos ferros da garupa, facilita as manobras.
- Escolha o capacete adequado para criança.
- Nunca transporte mais de uma criança na motocicleta.
Material de apoio
Se você é professor, pode utilizar o nosso material para trabalhar temas referentes à Educação para o Trânsito com os seus alunos.
Material em versão PowerPoint (PPT): clique aqui
Material em versão Impress (ODP): clique aqui
Material em versão PDF (PDF): clique aqui