Conceitos errados::●Administrar é fazer mil coisas.●Administrar é executar todas as tarefas individualmente.●Administrar significa explorar os outros.
Significado Real: " É a ciência de gerar um organismo retirando-o da inércia, levando -o a melhor funcionalização dos recursos que justificaram sua criação, com O menor dispêndio(gasto) e sem lhe comprometer o futuro." É distribuir as responsabilidades. O bom administrador leva as pessoas a realizarem suas tarefas cada vez melhor e a realizarem no trabalho.
Princípios Bíblicos da Administração: 1.Deus estabeleceu princípios que regem o universo(PV 8.22); 2.O exemplo da criação(Gn 1,2);3.Homens de Deus que foram verdadeiros administradores, como: Jetro, José no Egito, Daniel e David. E o maior exemplo:JESUS!, sempre procurou obter ajuda de outras pessoas: 1. Nas bodas de Caná; 2.Na ressurreição de Lázaro; 3.Na multiplicação dos pães.
Modelos administrativos eclesiásticos e visão bíblica: a) Episcopal: na forma episcopal, a autoridade reside no bispo. Há vários graus de episcopado, ou seja, há variações quanto ao número de níveis de bispos. A forma mais simples de governo episcopal é encontrada na igreja Metodista, que só possui um nível de bispos. b) Presbiteriana: O sistema presbiteriano de governo da igreja também coloca a autoridade em determinado ofício. Esta autoridade é exercida numa série de concílios. No âmbito da Igreja local, o conselho ou o consistório é o grupo responsável pelas decisões. c) Congregacional: Esta forma destaca o papel do cristão como indivíduo e tem a Igreja local como centro de autoridade. cada Igreja Local chama seu próprio pastor e determina seu próprio orçamento.
A administração Eclesiástica sob o ponto de vista Bíblico:O que significa adm eclesiástica? É o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que tange à sua função de líder ou administrador principal da igreja que serve.
O que entendemos sobre adm eclesiástica?
Quais os pontos chaves?1-Observação e inspeção pessoal; 2-Interrogatório; 3- Resolução de conflito; 4-Julgamento; 5- Instrução Técnica, Aconselhamento, Representação, determinação de procedimentos; 6- Ensino, Trabalho de demonstração, Atribuição e Responsabilidade; 7-Seleção; 8- Cadeia de comando; 9-Avaliação e Ação.
Liderança é o processo de conduzir pessoas a um objetivo comum. É a arte de influenciar pessoas.Já Liderar, significa " mostrar o caminho, conduzir, guiar, dirigir o curso de outrem, indo adiante ou acompanhando-o".
O estilo de liderança de Jesus: o estilo de liderançade de Cristo é fundamentado, principalmente,no amor, Na verdade( MT 5.34-37; No 18.20-21) e na motivação, ou seja, na capacidade de persuadir os outros a segui- lo. O seu amor pelas ovelhas é tão grande que ele deu sua vida por elas(Jo 10.11). Cristo como líder, não era autoritário, mas agia com autoridade e determinação. Ele não trabalhava só, mais de uma forma participativa dividia tarefas com os seus discípulos( MT 10.1-16). Mostrou com atitudes que o líder precisa, ás vezes,calar- se e em outras, ter uma resposta pronta e precisa.
O líder administrador: Habilidades necessárias para desempenhar esse papel: a) Comunicação e Expressão; b) Raciocínio lógico, crítico e analítico; c) visão sistemática e estratégica; d) Criatividade e iniciativa; e)Negociação, f)Tomada de decisão; g)Liderança; h) Trabalho em equipe.