Boxe

A História do Boxe

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Apesar de ser uma modalidade olímpica, o boxe é disputado de maneira amadora, com apenas 4 rounds de dois minutos cada. Já em torneios profissionais, uma luta pode ter de 10 a 12 rounds. Outra diferença é que no boxe amador os lutadores são obrigados a utilizarem o protetor de cabeça, enquanto no profissional ele é proibido. Em cada luta há 5 árbitros trabalhando para que as regras do jogo sejam seguidas. Um deles fica dentro do ringue, e quatro do lado de fora. As lutas são divididas em várias categorias de acordo com o peso dos lutadores. No profissional existem dezessete categorias, e no amador apenas onze.

Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

Regras do boxe

  • Quando o lutador faz um nocaute no adversário ele ganha a luta. Para isso ele precisa dar um golpe que faça o oponente cair na lona ou se segurar nas cordas. Se após o juiz contar 10 segundos o lutador nocauteado não se levantar, então a luta chega ao fim e a vitória é de quem nocauteou.
  • O fim da luta também pode acontecer se o árbitro perceber que um dos lutadores está sendo muito espancado e não tem mais condições de continuar a lutar. Isto é chamado de nocaute técnico. Pode acontecer também da comissão técnica de um jogador jogar a toalha dentro do ringue em sinal de desistência.
  • O lutador só ganha pontos quando acerta a frente ou a lateral da cabeça do rival, ou o torso corporal do mesmo. Golpes nos braços não são contabilizados como pontos.
  • Soco na nuca, agarramentos, golpes abaixo da cintura e socos de mão aberta são considerados falta. O lutador que fizer isto pode receber uma avertência, e após três advertências o jogador é desclassificado.
  • É proibido falar durante a luta, pois assim evita-se provocações por parte dos lutadores.
  • Mordidas também são terminantemente proibidas, em qualquer lugar do corpo que sejam.
  • Quando um dos participantes da luta cai no chão, ela para imediatamente. O lutador não pode continuar a bater no adversário se ele estiver ao chão.

Golpes do boxe

  • Direto: Golpe rápido e forte que atinge a parte frontal do adversário com o punho que estava atrás da guarda.
  • Jab: O mesmo que o direto, só que com o outro punho, o que está a frente na guarda.
  • Cruzado: Tão forte quanto o direto, mas atinge a parte lateral da cabeça do oponente. Neste movimento o braço termina flexionado, ao contrário do direto.
  • Gancho: Movimento do punho em trajetória curvilínea que atinge a lateral da cabeça ou do abdômen do lutador.
  • Uppercut: Golpe feito no sentido de baixo pra cima com o objetivo de atingir o queixo do outro lutador.
  • Jab-direto: A mistura do golpe direto com o golpe jab, ou seja, o lutador fica socando o oponente com as duas mãos sequencialmente.