O Xbox Series X e Series S (coletivamente chamados de Xbox Series X/S) são consoles domésticos de jogos eletrônicos desenvolvidos pela Microsoft. É a quarta geração da família de consoles Xbox; foi anunciada pela primeira vez durante a E3 2019 como Project Scarlett. Ambos os consoles foram lançados em 10 de novembro de 2020. Ambos os consoles sucedem a linha atual do Xbox One, substituindo o carro-chefe do Xbox One X e os modelos de baixo custo do Xbox One S, respectivamente.
O Xbox Series X é alimentado por uma CPU AMD Zen 2 customizada de 7 nm com oito núcleos rodando a 3,8 GHz nominal ou quando é usado em multithreading simultâneo (SMT), a 3,6 GHz. Um núcleo da CPU é dedicado ao sistema operacional subjacente. A unidade de processamento gráfico também é uma unidade baseada na arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD. Ele tem um total de 56 unidades computacionais (CUs) com 3584 núcleos, com 52 CUs e 3328 núcleos ativados e estará rodando a uma velocidade fixa de 1.825 GHz.
Esta unidade é capaz de 12.155 teraflops de potência computacional. A unidade é fornecida com 16 GB de SDRAM GDDR6, com 10 GB rodando a 560 GB/s para ser usado principalmente com o sistema gráfico e os outros 6 GB a 336 GB/s para as outras funções de computação. Após contabilizar o software de sistema, aproximadamente 13,5 GB de memória estarão disponíveis para jogos e outros aplicativos, com o software de sistema apenas usando recursos do pool mais lento. A performance alvo do Xbox Series X é renderizar jogos em resolução 4K a 60 quadros por segundo.
O Xbox Series S é comparável no hardware básico ao Xbox Series X, semelhante a como o Xbox One S funciona com o Xbox One X, mas carece de algum poder de processamento bruto. Embora execute a mesma CPU com frequências de clock um pouco mais lentas, ele usa uma GPU mais lenta, um RNDA2 com 20 CUs a 1,55 GHz para 4 TFLOPS, em comparação com 12 TFLOPS do Series X.
Ele vem com 10 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD com uma taxa de transferência de entrada/saída bruta de 2,4 GB/s e não inclui nenhuma unidade de disco óptico, exigindo que o usuário obtenha todo o software via distribuição digital. Ele é focado para renderizar jogos nominalmente a 1440p, incluindo suporte a um upscaling de 4k a 60 quadros por segundo, embora possa chegar a 120 quadros por segundo nesta resolução.
# | Jogo |
---|---|
1 | Elden Ring |
2 | Persona 5 Royal |
3 | Hades |
4 | The Stanley Parable: Ultra Deluxe |
5 | Forza Horizon 5 |
Fonte: Metacritic |